Publicado em 25/Jun/18


Sucesso absoluto!!! Casa do Menor realiza o 1º Fórum de Desenvolvimento Social.

 

No dia 17 de maio a Casa do Menor São Miguel Arcanjo realizou o 1º Fórum de Desenvolvimento Social no Hotel Mercure em Nova Iguaçu!


Mais de 300 pessoas compareceram ao local demonstrando que o evento foi um sucesso! Entre os presentes estavam Representantes de empresas, Alunos de várias Universidades, Representantes de ONGS, Associações e Secretarias,  Alunos e Funcionários da Instituição.


A mesa de abertura foi composta pelo Padre Renato Chiera (Fundador da Casa do Menor), Bispo Dom Luciano Bergamini (Diocesse de Nova Iguaçu), Luiz Alexandre (Sub Secretario da SEMAS – Nova Iguaçu), Adilson Pires ((Ex- Secretário de Secretaria de Estado de Ação Social e Cidadania e secretário municipal de Desenvolvimento Social.) e Marcelo Lajes ( Vereador do Municipio de Nova Iguaçu). 


Depois da Execução do Hino Nacional e uma Oração realizada pelo Bispo Dom Luciano, cada um fez uma breve mensagem relatando a importância da realização de um evento desse porte. E o Bispo foi convidado a lançar o Dado do amor e logo em seguida foi reproduzido um video institucional da Casa do Menor. 

 


E para a abertura das palestras, a cerimonialista Pâmela convidou ao palco o Sr. Alberto Adriano, que é Cientista social e Historiador, ele falou sobre as Origens Históricas e Sociais da violência e os Desafios da Sociedade Brasileira. 


E antes de finalizar, o palestrante fez uma atividade que envolvia coordenação motora da platéia. Logo após, foi a vez de Padre Renato Chiera palestrar sobre Como ouvir os Gritos (Superação da Violência em adolescentes e jovens). E ao final foram reproduzidos videos depoimentos de histórias de superação de Violência no Serviço de Convivência. 


Houvera também uma apresentação compacta realizada pelo grupo teatral da Casa do Menor inspirada no Livro Presença no Inferno, escrito pelo Padre Renato Chiera. 


Logo em seguida foi formada a primeira Mesa de Debates, onde o Mediador Luiz Alexandre (Sub Secretario da SEMAS – Nova Iguaçu ) convidou  os outros integrantes, Taís Gonçalves (SEMAS Nova Iguaçu), Sheila Macedo (Assistente Social da Casa do Menor) e Glaucya Maria Lopes Lino (Movimento Focolares).

 

Painel teve o tema:   “Superação da Violência Infanto Juvenil no Serviço de convivência”.


E na sequência mais uma apresentação dos alunos da Casa do Menor, a vez foi do Circo! 


Após a apresentação do Circo, foi formada a Segunda mesa de Debates com o tema: Politicas para adoção e colocação em familia como superação da Violência infanto juvenil. Essa mesa foi formada pela a Mediadora Sônia Cristina (Assistente Social da Casa do Menor), Nelson Oliveira (presidente da Comissão de Proteção ao Direito da Criança e do Adolescente e do Núcleo Nova Iguaçu/Mesquita do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito da Família), Ludmilla Furtado ( Psicologa da Casa do Menor ) e Edjane Maria da Silva que é Diretora da Coordenadoria de Psicologia do Núcleo Nova Iguaçu/Mesquita do IBDFAM. 

 


E com um final arrebatador, um depoimento de um Ex abrigado da Casa do Menor, Emanoel Flavio da Cruz que foi adotado por uma família e hoje é muito feliz  e representa um caso de adoção de sucesso!  Todos ficaram muito emocionados com o relato! 


E encerrando com chave de ouro, uma apresentação do grupo de Dança da Casa do Menor, uma linda coreografia da música Brasil que foi sucesso nas vozes de Cazuza e Gal Costa. 

 

 

CONFIRA AS FOTOS!

 

 

 

Departamento de Comunicação

Casa do Menor São Miguel Arcanjo

VÍDEO EM DESTAQUE
ALGUNS LINKS DIOCESANOS
 
   
nossos contatos  

 
(21) 2767-7943
 
caminhandojornal@gmail.com
 
/diocesedenovaiguacu
 
 
endereço

Mitra Diocesana
Endereço: Rua D. Adriano Hipólito, 8
Bairro: Moquetá - Nova Iguaçu - RJ