Publicado em 24/Out/17


Festa de Cristo Rei: início do Ano do Laicato

 

A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, a 25 de novembro de 2018, o Ano do Laicato, que terá como tema Cristãos leigos e leigas, sujeitos na 'Igreja em saída', a serviço do Reino, e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14). Com essa iniciativa, a Igreja, pretende trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo e ao mesmo tempo o protagonismo dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.


O Ano do Laicato terá como objetivo geral: Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigos no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.


Dentro do processo de formação daqueles que estarão se preparando para assumir os diversos serviços e Ministérios em nossa Diocese, é uma oportunidade para dinamizar o estudo e a prática do Documento 105: 'Cristãos leigos e leigos na Igreja e na Sociedade' e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, 'verdadeiros sujeitos eclesiais' (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.


Nossa Diocese sempre valorizou o trabalho e a missão dos leigos e leigas, que tem uma atuação ativa nos diversos Conselhos Diocesanos, Regionais, Paroquiais e Comunitários. São eles, que pelo exercício do Sacerdócio comum dos fiéis, assume os diversos Ministérios Extraordinários Leigos com dedicação e zelo apostólico. Estão atuando nos serviços e pastorais da Igreja, como verdadeiros colaboradores dos sacerdotes nas Comunidades e Paróquias. É claro que temos que avançar na identificação da missão dos mesmos e sua presença na sociedade, como o sal que dá sabor e o fermento que transforma a massa a partir dos valores do Reino.


O Ano do Laicato é uma oportunidade, junto com a construção do nosso Plano de Pastoral, de aprofundar com eles o protagonismo e sua inserção no mundo: “Aos leigos compete por vocação própria, buscar o Reino de Deus, ocupando-se das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus. Vivem no mundo, isto é, no meio de todas e cada uma das atividades e profissões, e nas circunstâncias da vida familiar e social, as quais como que tecem a sua existência. Aí os chama Deus a contribuírem, do interior, à maneira de fermento, para a santificação do mundo, através de sua própria função; e, guiados pelo espírito evangélico e desta forma, manifestarem Cristo aos outros, principalmente com o testemunho da vida e o fulgor da sua fé, esperança e caridade”. (Conc. Vat. II, Lumen Gentium 31).

 

Na festa de Cristo Rei, queremos celebrar a vida e a missão dos leigos e leigos em nossa Igreja Diocesana e pedir a Deus, que pelo testemunho de vida de todos os cristãos, nas diversas vocações presentes na Igreja o reinado de Cristo seja cada vez mais uma realidade.

 

Nosso muito obrigado a todos os leigos e leigos, por assumirem conosco a missão que o Senhor nos delegou.
Deus vos abençoe abundantemente!

 

 

Pe. Geomax de Jesus (Pe. Max)
Coordenador de Pastoral

VÍDEO EM DESTAQUE
ALGUNS LINKS DIOCESANOS
 
   
nossos contatos  

 
(21) 2767-7943
 
caminhandojornal@gmail.com
 
/diocesedenovaiguacu
 
 
endereço

Mitra Diocesana
Endereço: Rua D. Adriano Hipólito, 8
Bairro: Moquetá - Nova Iguaçu - RJ