PUBLICADO EM 03/AGO/18


X Formise Nacional

A Alegria do Evangelho, anúncio, comunhão e missão.

 

 

O seminário diocesano Paulo VI se fez presente no X Formise nacional (Formação missionária para seminaristas) que aconteceu em São Luís – MA, nos dias 01 a 05 de julho. Encontraram-se reunidos 134 seminaristas, de 17 dos 18 regionais da CNBB, que rezaram e discutiram a missão na formação sacerdotal dos futuros presbíteros da Igreja. Nesta ocasião, fomos interrogados sobre algumas questões e desejos nem sempre transparentes que brotam no coração do homem e podem prejudicar a formação dos seminaristas. Tendo em vista que a Igreja será aquilo que cada seminarista, com suas qualidades e fragilidades é, se faz necessário promover uma “cultura” formativa que provoque um olhar atento às necessidades dos nossos tempos e, além disso, nossos futuros padres devem amar a missão, pois a atividade missionária a mais sagrada atividade da Igreja.

 


Portanto, se temos uma Igreja presa à sua própria imagem, corremos o risco de tornar estéreis as nossas pastorais e paróquias, assim como o nosso coração e, consequentemente, a nossa missão. Ora, se a essência da Igreja Católica é a missão, pois nasceu do Coração de Deus que a quis como tal, não devemos cair na tentação de restringir a missão a um grupo ou pastoral. Se pensamos desta forma, pode-se afirmar que já rompemos com a unidade e a comunhão eclesial.


Além disso, ao longo do encontro, foi possível experimentar a ação evangelizadora que cada diocese vive ao mesmo tempo em que também contribuímos com nossas partilhas missionárias. Do nosso regional Leste 1 se fizeram presentes seis seminaristas de quadro dioceses. Eles puderam perceber que ter apreço pela missão exige fidelidade, disponibilidade, engajamento, viver do essencial e abrir mão da vaidade espiritual, que é uma doença que atinge leigos e clérigos. Por tudo isso que partilhamos, rogamos a Deus a sua inefável proteção e vos suplicamos humildemente, irmãos, vossas orações para que numerosos jovens escutem o chamado para o serviço da sua Igreja espalhada no mundo. Rezem pela nossa perseverança todos os dias.

 


Maria, mãe das vocações, rogai por nós!


Beato Paulo VI, rogai por nós!



                                                           

Seminário Paulo VI

José Vilanova Santos (COMISE diocesano)
VÍDEO EM DESTAQUE
ALGUNS LINKS DIOCESANOS
 
   
nossos contatos  

 
(21) 2767-7943
 
caminhandojornal@gmail.com
 
/diocesedenovaiguacu
 
 
endereço

Mitra Diocesana
Endereço: Rua D. Adriano Hipólito, 8
Bairro: Moquetá - Nova Iguaçu - RJ