PUBLICADO EM 30/Nov/17


Semana da Consciência Negra no Projeto Crescendo Juntos

 

De 14 a 17 de novembro aconteceu no Projeto Crescendo Juntos (Que está integrado na Rede da Pastoral do Menor), ou PCJ como é conhecido por todos do bairro, integrando pessoas da comunidade Igreja (Paróquia São Vicente de Paulo, animada pelo Padre Célio) e representantes do bairro construíram junto a equipe do PCJ e das Filhas de Maria Auxiliadora, que fazem parte da Inspetoria Nossa Senhora da Penha- RJ/ES, em especial irmã Maria Rita Zampiroli a semana da consciência negra. Uma semana que encantou todos os envolvidos.


A semana da "Consciência Negra" desenvolveu em cada educando o sentido da beleza verdadeira ou seja a interior, e também do cuidado com o corpo, além de ser uma inspiração para a grande luta contra o pré-conceito que ainda faz parte de toda sociedade, que muitas vezes é mascarado pela camada hipócrita da sociedade causando guerras e exclusão.

 


Os educandos do PCJ iniciaram a semana com a construção de um cartaz que gritava seus clamores de um povo sofrido mas que vai se empodeirando de seus direitos e deveres e construindo a força necessária para o processo de transformação, onde todos podem ter dignidade. Dando continuidade os educandos construíram uma roda de debate onde os diversos grupos discutiram qual poderia ser a atitude pessoal de cada um na construção deste sonho que precisa ser alimentado por todos, dentro de uma ótica ampla e uma postura de partilha amadurecer o encontro significativo com "Deus" e sua essência de vida Abundante.

 


No penúltimo dia, cada criança, adolescente e jovem do PCJ gozou da oportunidade de Assistir e debater o filme:"Kiricu e a feiticeira" que chamou a atenção para a luta de um povo que era explorado mas que venceu através da quebra da zona de conforto e da oportunidade de ir a luta e defender seus direitos, reforçando que todos somos iguais e que merecemos respeito, independente de nossa cor de pele ou condição econômica.


No último dia os educandos participaram de um desfile que ressaltou a beleza pessoal de cada um, levando em consideração sua história e os caminhos de luta iniciados por todos os líderes que lutaram para que hoje a sociedade fosse minimamente justa, exemplo da herança deixada por Zumbi dos Palmares. Fechando a semana os educandos almoçaram uma deliciosa feijoada.

 

 

Stevie Santos

Coordenador Pedagógico do Projeto Crescendo Juntos - PCJ

 

VÍDEO EM DESTAQUE
ALGUNS LINKS DIOCESANOS
 
   
nossos contatos  

 
(21) 2767-7943
 
caminhandojornal@gmail.com
 
/diocesedenovaiguacu
 
 
endereço

Mitra Diocesana
Endereço: Rua D. Adriano Hipólito, 8
Bairro: Moquetá - Nova Iguaçu - RJ