PUBLICADO EM 27/Jul/17


Começou a Assembleia Diocesana 2018!

 

Na última reunião do Conselho de Pastoral, que aconteceu no dia 27 de Junho, foi aprovado o processo da Assembleia Diocesana que acontecerá no próximo ano.


O primeiro passo é a elaboração do questionário de avaliação, que será feito pela Coordenação de Pastoral e apreciado e aprovado no Conselho de Pastoral na reunião do dia 26 de Setembro. Este questionário terá como base o Plano de Pastoral atual e as Visitas Pastorais aos Regionais que estão sendo realizadas por Dom Luciano.


O segundo momento é realizado nos Conselhos Regionais, Paroquiais e Comunitários, que tomam conhecimento do questionário e fazem os encaminhamentos. Como no final do ano tem-se a prática de se realizar as Assembleias das Comunidades e Planejamento para o ano seguinte, devem-se aproveitar esses momentos para fazer o processo de avaliação das mesmas a partir do documento que será encaminhado pela Coordenação de Pastoral. Ou seja, nos meses de Novembro e Dezembro devem acontecer as Assembleias das Comunidades e das Paróquias, consecutivamente. As Assembleias dos Regionais devem acontecer no mês de Março de 2018..


É muito importante que se comece o processo de escolha dos novos Ministros Extraordinários Leigos desde agora, e que até o final de Fevereiro se faça a escolha dos mesmos, pois a partir daí deve-se começar o processo de formação deles. É de fundamental importância que a escolha das pessoas para o exercício dos Ministérios Extraordinários Leigos seja feita de maneira criteriosa, com a avaliação dos Conselhos Comunitários e Paroquiais, e aprovação do Pároco.


Quanto à formação dos Ministros Extraordinários Leigos, é bom lembrar o que cabe a cada instância:


No âmbito Diocesano: Coordenação, Batismo e Testemunha Qualificada para o Matrimônio;


No âmbito Regional: Palavra e Esperança, e;


No âmbito Paroquial: Comunhão.


A formação é necessária e imprescindível, por isso, pedimos aos senhores Párocos que assumam com carinho, zelo e dedicação todo esse processo formativo, pois os leigos têm um protagonismo muito grande em nossa Igreja Diocesana, e são eles nossos principais agentes de evangelização. Na formação dos mesmos não nos esqueçamos do estudo dos documentos da Igreja, de modo especial os do Papa Francisco e os da CNBB.


Como você pode perceber no Cronograma da Assembleia Diocesana que se encontra dentro da Revista Caminhando, nas páginas 16, 17 e 18, o ano de 2018 será um ano especial, em que se deve priorizar nossa caminhada, a elaboração do Plano Pastoral e a formação dos Ministros Extraordinários Leigos. Por isso, procure-se evitar fazer planejamentos extensos que prejudiquem o processo da Assembleia: Priorizar pouco para avançar muito no que é essencial.


Rogo a Deus que nesse momento difícil da vida do nosso povo, em especial, em nossa Baixada Fluminense, o Senhor, pelo Espírito Santo, nos indique luzes para levarmos adiante nossa missão com entusiasmo e ardor missionário.

 

Pe. Max de Jesus

Coordenador de Pastoral

VÍDEO EM DESTAQUE
ALGUNS LINKS DIOCESANOS
 
   
nossos contatos  

 
(21) 2767-7943
 
caminhandojornal@gmail.com
 
/diocesedenovaiguacu
 
 
endereço

Mitra Diocesana
Endereço: Rua D. Adriano Hipólito, 8
Bairro: Moquetá - Nova Iguaçu - RJ