PUBLICADO EM 07/12/17


Uma Pastoral da Juventude para além dos muros

 

Nos dias 01, 02 e 03 de Dezembro na comunidade N.Sra Aparecida da paróquia Santa Rita no regional V aconteceu o Curso de dinâmicas para líderes 2• Nível com a presença dos dez regionais da Diocese de Nova Iguaçu além dos demais participantes de outras Dioceses do Leste.

 

“A memória amou aquilo que ficou eterno” (Amélia Prado)

 

Fizemos memória da igreja e sociedade desde os anos 60 para conhecendo o passado, pensar o presente e se lançar ao futuro da evangelização da Juventude, debatendo os desafios e as esperanças que teremos, dessa forma construir uma Pastoral orgânica que pensa a base.

 

“Só vele a pena viver por uma causa se valer a pena morrer por ela” (Dom Pedro Casaldaliga)

 

Celebramos os mártires com a presença do Diac. Adailto fizemos memória daqueles que deram a vida por Cristo é sua igreja, fazendo assim uma Juventude mais apaixonada pela causa do reino.

 

Lançamos a semente para um crescimento Pastoral na alegria do evangelho, vendo as etapas de evolução e questionando as estruturas de dominação.

 

Uns foram Hebreus outros Egípcios dessa forma vimos como estamos expostos a estruturas que nos dominam e fazem escravos, ainda nos tempos de hoje, por isso refletimos por uma libertação para estruturas que pregam a liberdade.

 

Buscamos entender a centralidade da eucaristia dessa forma entender a importância de estar na missa e se fazer presente na vida da comunidade, dentro desse contexto celebramos uma ceia judaica, para vivenciar a ceia de Cristo, e se aprofundar no Mistério Pascal.

 

Buscamos abordar nossas vocações e dar testemunho de vida, além de falar sobre a beleza de viver sua sexualidade e afetividade a luz da igreja.

 

Por fim celebramos a missa de envio com o evangelho da samaritana, com o no Padre Assessor João Paulo que nos motivou a acreditar e continuar a caminhada.

 

Todos receberam anel de Tucum como sinal de opção pelos pobres e pra dar continuidade ao que viveram nas suas comunidades.

 

A esperança de Cristo habita de maneira integral na Juventude, e com isso pensamos uma Pastoral para além dos muros dos templos, onde os jovens são protagonistas e fazem igreja onde precisam, tornam todo solo sagrado e vivem a fé e a Vida.

 

Que Nossa Mãe Parecida interceda por essa Juventude que se capacitou e assumiu a opção pelos pobres e pelos jovens.

 

Axé,Awiri, Aleluia, Amém.

 

 

Joao Oscar

Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude

VÍDEO EM DESTAQUE
ALGUNS LINKS DIOCESANOS
 
   
nossos contatos  

 
(21) 2767-7943
 
caminhandojornal@gmail.com
 
/diocesedenovaiguacu
 
 
endereço

Mitra Diocesana
Endereço: Rua D. Adriano Hipólito, 8
Bairro: Moquetá - Nova Iguaçu - RJ