Publicado em 13/Jun/2013


Projeto AMIGOS do SEMINÁRIO

O Que é o Projeto?

 

O Projeto Amigos do Seminário é um anseio da nossa Igreja. Com ele pretendemos repartir com a comunidade a formação moral, catequética, doutrinária e religiosa de irmãos que dedicarão suas vidas à própria comunidade. Queremos com este projeto, partilhar a vida de nossas casas, fortalecer nossa fraternidade e assumir o compromisso solidário de sermos colaboradores deste Seminários.


Objetivo

 

O documento 55 da CNBB sobre a formação dos presbíteros afirma "o dever do povo cristão de se interessar pelo Seminário e colaborar com a sua sustentação" (nº 41). Logo, este PROJETO visa, sobretudo, obter contribuição financeira dos cristãos católicos para ajudar com a formação dos futuros padres de Nossa Diocese.


Para o serviço de Evangelização e Missão, que a nossa Igreja Diocesana deve prestar a todos, nós precisamos de mais padres, diáconos e agentes de pastoral. 


Nessa comunhão e Missão precisamos do empenho de todos os católicos para mantemos nossas casas de formação. Precisamos de PROMOTORES missionários que divulguem e apóiem este Projeto.

 

Quais são os Seminários?

Seminário Propedeutico Dom Adriano Hypólito

 

É uma casa de formação onde jovens se preparam para ingressarem no Seminário Maior. É um período de discernimento vocacional, aprimoramento da formação humana-afetiva, intelectual, formação espiritual com aprofundamento da experiência de Deus, de vida comunitária e de adequada compreensão da Igreja e do ministério presbiteral. É um período voltado principalmente para o amadurecimento do candidato.
HistóricoO Seminário Propedêutico Dom Adriano Hypólito surgiu na Diocese de Nova Iguaçu (RJ), após uma longa gestação, a partir de reflexões internas, de encontros de formadores de outras dioceses e de documentos da Igreja.

A concretização do projeto deu-se no ano de 2003. Na época, o recém-ordenado Diácono Luciano Adversi assumiu a reitoria do que passou a chamar-se Seminário Propedêutico Santo Estevão, ocupando a casa paroquial da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Belford Roxo, da qual o Diácono foi nomeado Adminstrador Paroquial. O Padre Nelson Ricardo Cândido dos Santos, recém-ordenado, nomeado para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Jardim Gláucia, em Belford Roxo, paróquia vizinha à do Bom Pastor, foi nomeado Diretor Espiritual.

Em 2006, o Padre Luciano Adversi é transferido para outra paróquia e o Seminário Propedêutico é transferido para a antiga residência episcopal de D. Adriano Hypólito, em Parque Flora, Nova Iguaçu, passando a chamar-se Seminário Propedêutico Dom Adriano Hypólito. Com a nomeação do Pe. Nelson para Diretor da Comunidade de Filosofia do Seminário Paulo VI, o Diácono Valdemir é nomeado Vice-Reitor e o Pe. Vanildo assume a Direção Espiritual.

Em 2010, com a saída do Pe. Luciano, o Pe. Valdemir assume a reitoria do Seminário Propedêutico. Neste mesmo ano, o Pe. Nelson deixa a direção do Seminário Paulo VI.

Em conversas entre D. Luciano Bergamin, bispo da Diocese de Nova Iguaçu, e o Pe. Nelson, e na impossibilidade deste deixar a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Tinguá, para a qual foi nomeado Pároco em abril de 2008, ficou acordado que o Pe. Valdemir assumiria em 2011 a direção da Comunidade de Filosofia do Seminário Paulo VI e o Pe. Nelson, a reitoria do Seminário Propedêutico Dom Adriano Hypólito, tendo como Vice-reitor e diretor o Pe. Márcio José Horácio, sendo que a casa de formação seria transferida do Parque Flora para Tinguá.

 

Conheça o Seminário Propedeutico

 

Seja você também um amigo de nosso Seminário

 

Precisamos de suas orações, mas também da sua ajuda para manter a nossa casa de formação. Se você ama as nossas vocações sacerdotais e quer nos ajudar, pode encaminhar para a nossa casa doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e o que mais de útil você achar adequado.


Seminário Propedêutico D. Adriano Hypólito 
Praça Barão de Tinguá, 90 Tinguá - Nova Iguaçu - RJ 
CEP: 26063-430 Tel.: 2668-9600
Contato: Pe. Nelson Ricardo


* O nosso seminário é anexo à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, de Tinguá. 


Se preferir fazer depósito bancário: por enquanto o depósito pode ser feito na seguinte conta pessoal: 

Banco Santander
Agência:
0336 - Taboão da Serra
c/c: 
01.014153-7

 

 

 

Seminário Paulo VI

 

É um lugar de encontro, formação e amizade. Nessa grande família diocesana recebem formação nossos queridos seminaristas, agentes de pastorais, candidatos ao diaconato permanente, professores do ensino religioso, bem como nossos presbíteros em formação permanente. Por isso o Seminário é o Coração da Diocese de Nova Iguaçu. O seminário Paulo VI é a casa onde os seminaristas moram, estudam, fazem experiência de vida comunitária, litúrgica e espiritual. Nos fins de semana vão para a experiência pastoral nas paróquias de nossa Diocese e visitam suas famílias.

 

Conheça o Seminário Paulo VI

 

Seminário Paulo VI
Rua Bolívia, 309 Bairro Metrópole/Nova Iguaçu - RJ 
CEP: 26063-430 Tel.: 2667-8746
Contato: Pe. Rodrigo

 


Atualmente a Diocese de Nova Iguaçu conta com:

 

- Propedêutico candidatos que estão se preparando para entrar no seminário Paulo VI;

- Estudantes de Filosofia;

- Estudantes de Teologia;


Promotores

 

Precisamos de Promotores Cristãos que se comprometam a promover este projeto em cada Paróquia e Regional.


Para tornar-se PROMOTOR(a):

- Ser pessoa que se comprometa com a formação de nossos seminaristas;

- Ser amigo (a) dos seminaristas / padres;

- Ser pessoa comunicativa e amiga na comunidade, a fim de apresentar o projeto e conquistar novos Benfeitores para o Seminário;

- Ter disponibilidade para esta nova missão.


Eu quero ser um Promotor:

 

Mande seus dados (nome, endereço, telefone, etc) para que possamos contatá-lo. Você estará ajudando na Formação dos nossos futuros sacerdotes.


Benfeitores

 

São pessoas que irão colaborar mensalmente com uma determinada quantia com o Projeto Amigos do Seminário.


Poderá escolher entre as diferentes formas de contribuição:

 

Débito automático em Conta Corrente Banco Itaú
Agência:
0201 
Conta Corrente:
 64026-5


Mitra Diocesana de Nova Iguaçu - Seminário Paulo VI.

 

Eu quero ser um Benfeitor: Mande seus dados (nome, endereço, telefone, etc) para que possamos contatá-lo. Você estará ajudando na Formação dos nossos futuros sacerdotes.




Oração pelas vocações

 

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho
Fazer ressoar em nossos ouvidos
Teu forte e suave convite: Vem e segue-me!
Derrama sobre nós o Teu espírito
Que Ele nos dê sabedoria para o caminho
E generosidade para seguir Tua voz.

Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários
Desperta nossas comunidade para a Missão
Ensina a nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino
Na vida consagrada e religiosa
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de pastores.

Sustenta a finalidade de nossos Bispos,
Padres e Ministros.
Dá perseverança aos nossos Seminaristas
Desperta o coração de nossos jovens
Para o ministério pastoral em Tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho

Chama-nos para o serviço do Teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho,
Ajuda-nos a responder SIM,


AMÉM!

VÍDEO EM DESTAQUE
VEJA TAMBÉM
 
   
nossos contatos  

 
(21) 2767-7943
 
caminhandojornal@gmail.com
 
/diocesedenovaiguacu
 
 
endereço

Mitra Diocesana
Endereço: Rua D. Adriano Hipólito, 8
Bairro: Moquetá - Nova Iguaçu - RJ