Publicado Fevereiro de 2017


VISITA PASTORAL NOS DEZ REGIONAIS

Iniciamos o Ano Pastoral de 2017, Ano Mariano, sob o olhar materno de Nossa Senhora Aparecida, priorizando a Visita Pastoral em cada Regional.


Conforme os Cânones 396 – 398 do Código de Direito Canônico, faz parte das obrigações do Bispo Diocesano realizar a Visita Pastoral no território da Diocese, a fim de conhecer melhor a realidade da mesma e animá-la no seguimento missionário de Jesus Cristo. Este dever é cumprido por ele pessoalmente ou por meio de seus colaboradores, escolhidos para tal função. Durante três anos, de 2004 a 2007, visitei todas as paróquias da Diocese, marcando presença em cada comunidade, com a ajuda dos padres da coordenação diocesana. Foi uma experiência muito gratificante e profícua que me permitiu encontrar tantas pessoas comprometidas com o Reinado de Deus e tomar conhecimento das diversas situações em que vive nosso povo. Ao final da Visita Pastoral, eu pude afirmar com sinceridade e alegria: “Valeu!”.


Já se passaram diversos anos e, agora, tendo escutado o parecer favorável do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral, é a vez de realizar uma nova Visita Pastoral que terá um rosto diferente da anterior, pois focalizará os 10 Regionais.

De fato, o que pretende esta Visita Pastoral? Tem ela três objetivos principais:


1º - Fortificar a estrutura, o entrosamento e o funcionamento dos Regionais;
2º - Analisar desafios e avanços na evangelização e na promoção da vida;
3º - Avaliar a caminhada das quatro Urgências do Plano Pastoral Diocesano (Igreja Missionária - Paróquia: Comunidade de Comunidades - Família - Juventude ).


Estarei, juntamente com os irmãos da coordenação diocesana, em cada Regional, durante dois ou três finais de semana, dependendo do número de paróquias que o compõe, de quinta a domingo, participando da vida do mesmo, tendo momentos celebrativos, visitando alguns locais da Sociedade, e, sobretudo, encontrando os membros das coordenações, pastorais, movimentos, serviços e associações, forças vivas da igreja regional.


O assunto principal nestes encontros será a avaliação da vivência nos Regionais das quatro Urgências do nosso Plano Pastoral Diocesano, de maneira que teremos como uma “fotografia ou radiografia” da vida pastoral real e das exigências que se impõem à nossa ação evangelizadora. Assim, estaremos já preparando o material “base” de nossa reflexão em vista da Assembleia Pastoral Diocesana do ano de 2018. Durante a Visita, o Chanceler da Cúria examinará os livros litúrgicos e pastorais de cada paróquia, enquanto o Ecônomo Diocesano terá um diálogo sobre a realidade financeira das mesmas.


Cada Regional, partindo de sua realidade e particularidade, preparará a pauta para a Visita, procurando reunir e animar as forças vivas e, oxalá, reanimar e reacender aquelas pessoas que tem possibilidade e qualidades para contribuírem mais para o bem comum e eclesial, e andam um pouco distantes ou se satisfazem com a “pastoral do banco”. A fim de me dedicar melhor às Visitas, foi-me aconselhado (e eu concordei) de não presidir as Crismas nas paróquias durante o ano de 2017. Os padres da coordenação pastoral realizarão essa missão e tenho certeza que o farão com muita competência e unção.


Estamos esperançosos com estas Visitas Pastorais. Com a graça de Deus e com a colaboração de todos poderemos oferecer um novo impulso à vida e à missão da Diocese. Por isso, é importante que, desde já, rezemos todos por tal finalidade. As pessoas que não poderão participar fisicamente, ou por falta de saúde ou por compromissos sérios, nos acompanhem com a prece e o incentivo, pois, nosso trabalho é vão se não for acompanhado e regado pela graça do Senhor.


O ano de 2017, no Brasil inteiro, é marcado como “AnoMariano”: recordamos como em 1717, três pescadores, lançando as redes no Rio Paraíba, retiraram das águas uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que recebeu o título de “Aparecida”. Queremos, portanto, que esta ação missionária da Visita Pastoral aconteça sob a proteção da Padroeira do Brasil. Faz quase dois anos que a imagem peregrina da Aparecida está visitando paróquias com suas comunidades, realizando verdadeiros sinais de amor, perseverança e compromisso.


As Visitas Pastorais desejam ter a espiritualidade de Maria que se colocou e se coloca continuamente a serviço de quem precisa, incentivando a sempre realizarmos a vontade de Jesus: “Fazei tudo o que Ele (Jesus) disser!” ( Jo 2,5).


Abraço fraterno com as bênçãos divinas!

 

 

Dom Luciano Bergamin, CRL

Bispo Diocesano

VÍDEO EM DESTAQUE
VEJA TAMBÉM
 
   
nossos contatos  

 
(21) 2767-7943
 
caminhandojornal@gmail.com
 
/diocesedenovaiguacu
 
 
endereço

Mitra Diocesana
Endereço: Rua D. Adriano Hipólito, 8
Bairro: Moquetá - Nova Iguaçu - RJ